A região sudoeste do Estado de São Paulo é conhecida como Média Sorocabana, por causa das antigas linhas férreas que ali funcionavam, além de ser reconhecida pelas virtudes ímpares no cenário econômico em desenvolvimento, interligados ao potencial turístico e projeção econômica dos últimos anos associada às práticas de sustentabilidade ambiental, social e cultural garantindo protagonismo nacional e internacional, que culminou com a integração cada vez maior entre as cidades.

Nesse contexto, em 16 de abril de 1994, foi fundado a Associação de Municípos UMMES, reunindo um grupo de 12 cidades estratégicas na região e em 20 de setembro de 2019, a UMMES se transformou em um Consórcio Público Intermunicipal.

Hoje a UMMES é formada pelos municípios de Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Itaporanga, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Timburi e Ubirajara. A UMMES responde por uma região que conta com mais de 260 mil habitantes distribuídos em uma área superior a 500 km².

Para as cidades participantes, o consórcio foi um dos maiores acontecimentos dos últimos anos. As reuniões dos prefeitos são mensais e não há bandeira partidária que se sobressaia, o que favorece os projetos de mobilidade, saúde, esporte, agricultura, turismo, educação e demais setores para promover o progresso regional.

O trabalho da UMMES não se resume em reuniões entre prefeitos e assessores. O consórcio pode contratar, licitar, realizar obras e até captar recursos fora do país para os projetos em desenvolvimento. Anualmente, a assembleia elege um dos prefeitos para ocupar a presidência e executar os projetos com o apoio da Secretaria Executiva, formada por corpo técnico habilitado para responder pelos aspectos operacionais do consórcio.

A principal meta do UMMES é estabelecer soluções regionais eficazes para questões locais, como serviços da área de saúde, desenvolvimento turístico, mobilidade, gestão ambiental, campanhas contra endemias, entre outras.

Além disso, é responsável pela Base do SAMU Regional Ourinhos e Articuladora da RT Angra Paulista, de desenvolvimento turístico sustentável.